Cultura colaborativa na agência

Quais são as vantagens e como implantar uma cultura colaborativa na agência?

Contar com equipes envolvidas e participativas é um privilégio de poucas empresas, no entanto, é perfeitamente possível isso se tornar realidade a partir da implantação da cultura colaborativa.

Você já percebeu que o mercado de trabalho modificou as expressões utilizadas para as pessoas que são contratadas pelas empresas para prestação de serviços?

Os subordinados já receberam as seguintes identificações:

  • empregado – aquele que emprega o seu tempo nas tarefas em uma empresa,
  • funcionário – aquele que executa uma função, seguindo diretrizes da direção,
  • colaborador – aquele que colabora para o alcance de objetivos.

O colaborador, segundo a definição acima, é o único que parece estar envolvido nos processos da empresa, uma vez que as outras alternativas sugerem que o relacionamento tem por base o pagamento de valores em troca do trabalho e de tarefas cumpridas.

Neste post apresentamos os diferenciais de gestão com a implantação da cultura colaborativa na agência de marketing e por que essa opção é importante para o seu negócio. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Quais são as vantagens de implantar uma cultura colaborativa na agência?

Colaborar é uma palavra que vem sendo muito utilizada nos mais diversos segmentos da vida humana. Implantar a cultura colaborativa na agência de marketing pode melhorar significativamente os resultados.

Isso acontece porque esse ato traz envolvimento das pessoas com o objeto de atenção.

Portanto, pode-se dizer que colaborar é:

  • cooperar,
  • participar,
  • contribuir,
  • incluir.

Uma equipe colaborativa é aquela que se envolve, que faz mais do que o necessário para atingir objetivos, uma vez que está comprometida com o processo. O desejo do sucesso vai além do retorno financeiro e dos benefícios oferecidos pela empresa.

A cultura colaborativa possibilita que sua agência tenha:

Mais produtividade

A colaboração dos profissionais da agência acarreta aumento de produtividade, já que todos estão envolvidos com os projetos e existe uma cobrança positiva para que os serviços sejam desenvolvidos nos tempos hábeis sem perder a qualidade.

Os colaboradores se cobram entre si, pois desejam atingir os objetivos, afinal, diferente do fato de apenas desenvolverem a tarefa, eles estão envolvidos e comprometidos com o todo da operação.

Esse sentimento integra a equipe e todos trabalham pelo bem comum, o que muda completamente a forma de encarar as tarefas e obrigações que precisam ser realizadas.

Otimização do ambiente de trabalho

O clima colaborativo também modifica completamente o ambiente de trabalho, uma vez que a visão deixa de ser hierárquica e passa a ser compartilhada, ou seja, todos podem e devem trazer suas opiniões sobre os diversos processos da agência.

Os líderes ouvem, analisam e, em conjunto com seus times, buscam as melhores alternativas para a resolução dos problemas e atingimento das metas.

Isso não significa que os gestores perdem o controle administrativo e estratégico da operação, e sim que eles dividem a forma de se chegar aos objetivos com a equipe de colaboradores.

Consequentemente, o ambiente de trabalho melhora e os profissionais sentem-se prestigiados.

Colaboradores mais satisfeitos

O prestígio e a possibilidade de poder ser ouvido, apresentando argumentos, ideias e possibilidades existentes para melhorar as atividades realizadas, colaboram para que os profissionais sintam-se mais satisfeitos.

O resultado é perceptível na qualidade dos trabalhos entregues, na busca da perfeição e na defesa dos interesses da agência, onde todos se envolvem procurando atingir os propósitos e sucesso do empreendimento.

Como incentivar uma cultura colaborativa na agência?

A implantação da cultura colaborativa exige mudanças com relação ao cotidiano e ao formato de gestão da sua agência.

A aproximação e o engajamento dos colaboradores nas atividades se tornam viáveis a partir das seguintes ações:

Crie um espaço colaborativo

Uma das ações que traz grandes resultados para a implantação da cultura colaborativa está na definição dos espaços da agência.

Se possível, diminua as divisórias e paredes e permita que toda a equipe trabalhe com facilidades em trocar informações entre si, sugerindo e recebendo sugestões, apontando possíveis falhas e melhorando a qualidade dos trabalhos.

Outra possibilidade está na criação de um espaço colaborativo, ou seja, um local onde os profissionais possam se encontrar para um café e troca de ideias.

Em um ambiente confortável, onde os colaboradores possam conversar, criam-se laços de amizade e respeito, diminuindo os desentendimentos, além de dar condições para o fortalecimento da integração entre as diversas áreas da agência.

Nada de pensar que só dá para fazer isso com a presença física.

Esses espaços colaborativos podem ser criados online também! Nós, por exemplo, temos salas abertas no zoom onde toda a equipe se encontra no meio da tarde para tomar um bom café e conversar um pouco.

Não há necessidade de agendar um horário para isso, basta deixar a sala aberta e esperar que os próprios colaboradores se encontrem. É um momento muito legal e faz toda a diferença para a união e ânimo da equipe!

Incentive projetos coletivos

Sempre que puder, incentive o desenvolvimento dos projetos de forma coletiva, ou seja, viabilize o trabalho em conjunto, onde os envolvidos possam participar ativamente das tarefas em todas as suas etapas, tais como:

  • estudo,
  • planejamento,
  • construção,
  • avaliação,
  • implantação.

Essa atitude tende a melhorar o nível de qualidade, agilizar os processos e criar o sentimento de integração e a cultura colaborativa em sua agência de marketing.

Crie recompensas coletivas

Criar recompensas coletivas é gerar integração, companheirismo e satisfação para toda a equipe, promovendo o todo, valorizando as grandes ideias e estratégias, bem como as pequenas tarefas desenvolvidas para o sucesso da operação.

A cultura colaborativa possibilita que a equipe esteja unida e pronta a agir nos momentos de dificuldades, em que situações complicadas são amenizadas e os esforços acontecem para que os problemas sejam resolvidos.

O gestor deve também criar recompensas coletivas nos momentos de sucesso e quando os desafios são vencidos.

Comemore com a equipe as vitórias, conquistas e os bons resultados, valorizando os profissionais e aproximando aqueles que ainda desconfiam e não compreendem direito que sua agência trabalha no formato de colaboração.

Logo eles estarão envolvidos e participando ativamente no sucesso do projeto.

Agora que você já sabe o que é e como implantar a cultura colaborativa em sua agência de marketing, continue conosco e leia nosso post que apresenta 5 técnicas de gestão de tempo e produtividade que você possivelmente não conhece!

Rodrigo Maciel

Com mais de 20 anos a frente de uma agência digital, eu abri uma das primeiras produtoras de site em SC e em 2018 comecei a ajudar outras agências a performarem melhor. Hoje, faço parte do time da Umbler!

3 comentários em “Quais são as vantagens e como implantar uma cultura colaborativa na agência?”

  1. Pingback: Baixa produtividade em agências: como lidar? - Umbler Blog

  2. Pingback: Como ser uma agência ecológica: 5 passos! - Umbler Blog

  3. Pingback: Como gerenciar conflitos internos em agências? - Umbler Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao inscrever-se, você concorda com os Termos de Serviço e Políticas de Uso e privacidade.