Os conflitos internos nem sempre são sinais de desentendimentos ou de um ambiente em desarmonia.
Eles são até comuns e é preciso reconhecer que, em uma agência, assim como em qualquer outro ambiente de trabalho, existem muitas pessoas com entendimentos que se diferenciam a partir de determinadas situações.
As experiências vividas por cada um de nós fazem com que tenhamos uma ideia ou um ideal para a realização de uma tarefa, criação de um projeto e resolução de problemas, portanto, são diversas formas de encarar as situações.
Em especial nas agências de marketing, onde o principal produto está relacionado à criatividade, isso pode ser ainda mais evidente.
Neste post apresentamos formas de gerenciar os conflitos internos, garantindo um caminho de sucesso à operação e permitindo que as diferenças sejam resolvidas de maneira profissional, visando o alcance dos objetivos propostos. Leia e confira!
Por que conflitos internos são gerados?
Os conflitos internos não são raros de acontecer em qualquer empresa, no entanto, precisam ser monitorados e administrados pelos gestores da agência.
Desde que não ocorram por motivos particulares e não extrapolem para situações constrangedoras, desmotivando a equipe e desarmonizando o ambiente, esse momento é perfeitamente justificável e saudável para melhorar processos e mudar crenças limitantes.
Os conflitos surgem quando duas ou mais pessoas defendem pontos de vista com relação a algum assunto e um debate é gerado, onde cada um apresenta suas considerações a respeito.
O debate é benéfico e saudável, as discussões devem ser evitadas.
Possivelmente, os profissionais envolvidos no conflito estejam buscando a melhor solução para a agência, propondo aquilo que verdadeiramente acreditam ser o melhor caminho a tomar.
No entanto, o impasse está formado e os gestores precisam se posicionar a respeito, buscando sempre o melhor e tomando decisões sem ferir ou criar uma situação que possa desestimular os profissionais envolvidos no embate.
Como resolver os conflitos na agência?
Para resolver os conflitos internos da agência, o gestor precisa ter calma, paciência e não permitir que assuntos profissionais sejam levados para o lado pessoal.
Isso evita discussões e reorganiza os pensamentos das pessoas envolvidas na situação, portanto, tenha sempre em mente o profissionalismo, o relacionamento educado, cortês e disciplinado.
Esse posicionamento apazigua os ânimos e possibilita um bom debate a respeito do assunto que está sendo tratado.
Para isso, é importante que o gestor:
Tenha escuta ativa
A escuta ativa consiste em ouvir a todos os envolvidos no conflito com visão imparcial, conhecendo a visão e versão de cada uma das partes e possibilitando detalhes e esclarecimentos a respeito da situação ou da proposta estabelecida.
É fundamental que os profissionais sejam respeitados e respeitem aqueles que divergem nas opiniões em relação a determinados assuntos e tarefas.
Para isso, o gestor deverá apresentar suas considerações e, de forma positiva, definir pela melhor alternativa em conjunto com o time, explicando e acalmando os ânimos, valorizando o debate saudável e solicitando profissionalismo quando a situação exigir.
Para os conflitos internos que geram desconfortos e problemas com relação às tarefas a serem realizadas, é importante buscar uma alternativa que atenda as necessidades da agência e que possibilite a correção de possíveis falhas ou erros de processo.
Reúna os envolvidos para isso e busque uma alternativa que possa eliminar o problema e garantir qualidade e entendimentos entre os membros da equipe.
Compreenda a origem do problema
Muitas vezes os problemas têm a sua origem em função de desentendimentos pessoais, que acabam refletindo nos processos da agência.
É importante avaliar se o problema teve sua origem a partir de:
- falta de capacitação,
- comunicação ineficiente,
- condições de trabalho inadequadas,
- expectativas frustradas,
- insubordinação,
- intransigência,
- mudanças operacionais,
- preconceitos,
- pressão.
A partir dessa avaliação é importante que a pessoa geradora do conflito seja chamada para se buscar a correção, onde os fatos fiquem claros, e as expectativas e desejos da agência sejam colocadas de forma transparente.
Muitas vezes, pequenos desentendimentos e momentos infelizes de uma conversa criam situações que precisam ser corrigidas para que o problema não venha a interferir nos resultados da agência e no bem-estar dos demais colaboradores.
Proponha sempre o diálogo
O melhor caminho para se chegar a acordos e amenizar problemas é por meio do diálogo.
Enquanto não houver disposição para uma conversa amena e esclarecedora, o que se observa são desentendimentos e confrontos que agravam a situação.
O gestor é a pessoa que precisa mediar essas situações, para que dúvidas sejam esclarecidas, situações resolvidas e o entendimento passe a fazer parte dos membros da equipe.
A agência deve se posicionar a respeito do que deseja e de que forma os relacionamentos precisam ser preservados, uma vez que o ambiente “pesado” acaba afetando todos os colaboradores e a consequência tende a ser uma queda na produtividade e qualidade dos trabalhos.
Além da produtividade, há o fator humano. Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente que tenha ruídos, que cause desconforto e que não traga harmonia.
Portanto, o diálogo é o melhor caminho para se alcançar o sucesso de qualquer operação.
Tenha uma cultura bem estabelecida
Desenvolva e incentive os colaboradores a conhecerem a cultura da sua agência.
Para isso, é necessário que esteja claro e intrínseco que a empresa não aceita o desrespeito e situações que levem ao ambiente desarmonia e falta de profissionalismo.
Defina os objetivos e metas que a agência pretende conquistar, mas não esqueça de mostrar o que será feito para se atingir os resultados, inclusive no aspecto organizacional e de cooperação entre os colaboradores.
Os conflitos internos fazem parte e são necessários em muitas situações, desde que não se tornem discussões e comprometam o nível de companheirismo e colaborativo da organização.
Portanto, se você é líder ou gestor de uma equipe, tenha cuidado e não deixe que o problema se torne grave, compreendendo o que está acontecendo, reunindo os envolvidos e tomando as melhores soluções para o sucesso da agência de marketing o quanto antes.
Agora que você já sabe como gerenciar conflitos internos, continue conosco e leia nosso post que mostra como incentivar o trabalho em equipe na minha agência!