Muitas agências, principalmente as que trabalham com marketing de conteúdo, desejam saber como conseguir backlinks para os seus clientes para melhorar o ranqueamento no Google.
No marketing, chamamos de backlink toda linkagem que é feita para o site, o que nem sempre é necessariamente bom.
Existem os low quality backlinks, que têm origem em sites fraudulentos ou de pornografia, o que faz com que o ranqueamento da página caia.
Vale ressaltar que essa prática pode estar inclusa na sua estratégia de marketing de conteúdo como um complemento ou ainda poderá ser cobrada como um serviço extra, aumentando o lucro da sua agência.
Hoje vamos ensinar de maneira simples e rápida como conseguir backlinks de qualidade para trazer mais destaque para os seus clientes.
Continue lendo e confira nossas dicas!
Qual a importância dos backlinks para o SEO?
Os links sempre foram considerados para o ranqueamento do Google, tanto no conteúdo criado quanto os que levam para o site.
Através da quantidade de links para o site, a autoridade da página é medida. Quanto maior ela for, maiores são as chances de um conteúdo aparecer na primeira página em uma busca orgânica.
Essa autoridade é um número que vai de 0 a 100 e pode ser conferida de maneira completamente gratuita na ferramenta Website Authority Checker, do site SEO Review Tools.
A ferramenta irá linkar tanto o score da página quanto do domínio em questão, assim como também possibilita verificar quais são os backlinks feitos. Tudo de maneira completamente gratuita.
Vale ressaltar que o Ubersuggest também oferece essa análise da autoridade, assim como o SEMrush.
Através dessa métrica, você entenderá a importância dos backlinks.
Dofollow ou nofollow?
Independentemente da ferramenta que você utilizar para medir a autoridade de uma página ou de um site, você se deparará com dois termos: “dofollow” e “nofollow”. No caso do Website Authority Checker, isso é representado por um F ou por um NF.
Se você já postou algum conteúdo em qualquer ferramenta, já deve entender mais ou menos o que cada um significa, mas, para saber como conseguir backlinks, é preciso ter domínio sobre esses dois conceitos.
O dofollow é uma linkagem em que o editor considera relevante e marca para o Google que ele pode segui-lo.
Já o nofollow é o tipo em que o editor não sabe se o link é realmente confiável e relevante e, por isso, marca para o Google não segui-lo.
Isso, normalmente, é feito quando utilizamos fotos de bancos ou de pesquisas.
Obviamente, o melhor é receber links dofollow, que compartilham a reputação e fazem com que a página seja vista como uma autoridade na área, aumentando o score que falamos acima.
Como conseguir backlinks?
Agora que você já se tornou um especialista na área, vamos falar como conseguir backlinks. Confira!
Ache blogs referências no segmento
O primeiro passo é identificar blogs que sejam referências, isso pode ser tanto nos segmentos dos clientes quanto de outros assuntos.
Nossa dica é, em primeiro lugar, buscar aqueles que tenham relação com a área. Pode ser um jornal, um periódico online ou um site de atualizações sobre um determinado assunto.
Se o seu cliente trabalhar com produtos para bebê, por exemplo, encontre blogs conhecidos de mães e de dicas de maternidade. Caso sua área não tenha muitos sites assim, busque outro que tenha algum tipo de relação.
Por exemplo, se você atende uma loja que vende produtos naturais, pode ser uma boa ideia fazer parceria com nutricionistas.
Avalie o DA deles
Após identificar os sites que são referências na área e que têm relação com o seu cliente, é hora de avaliar a sua autoridade.
Para isso, utilize as ferramentas que citamos acima e lembre-se do que falamos antes: quanto maior a autoridade, melhor.
Entre em contato para uma parceria
Já sabendo quais são as marcas com autoridade na área, é hora de mandar e-mails propondo uma parceria.
Isso pode ser feito pelo e-mail da sua agência mesmo. Não esqueça de se apresentar, falar sobre o seu cliente, a sua área de atuação e a experiência no mercado.
É hora de saber vender as qualidades do seu cliente, afinal, a empresa precisa reconhecê-lo como uma boa parceria.
Isso, em geral, é feito através de guests posts, em que cada empresa produz um post e publica no blog do outro, com os devidos links para os sites.
Há ainda a possibilidade de conversar para haver troca de links nas futuras publicações, em que cada empresa se responsabilizará em criar links dofollow para a outra.
Outra boa opção é encontrar posts que em que os links estão quebrados e oferecer os links do seu cliente para substituí-los.
Existem muitas opções de parceria e apenas através de uma boa conversa será possível definir o melhor para ambas as partes.
Vale ressaltar que é normal receber uns “nãos”, principalmente se a autoridade do site em questão é muito mais alta do que a do seu cliente.
Se for esse o caso, nossa dica é começar com empresas que tenham uma autoridade média até criar uma reputação e conseguir novas colaborações.
Uma boa dica que podemos dar é traçar parcerias entre os seus próprios clientes. Veja quais áreas combinam mais com a outra e comece a criar backlinks dofollow nas publicações.
Lembre-se que é preciso conversar com eles antes de fazer isso! Mande um e-mail, explique como conseguir backlinks, os principais benefícios dessa prática e veja quem gostaria de participar.
Apostamos que a maioria dos clientes irá gostar da ideia.
Monitore
Agora que você já sabe como conseguir backlinks, não pense que o processo acabou.
A última etapa é o monitoramento dos resultados. Veja se a estratégia está realmente funcionando e, ao criar mais autoridade, busque parcerias mais valiosas.
Assim, você conseguirá oferecer ótimos resultados para os seus clientes e ainda poderá mostrar a estratégia traçada funcionando.
Outra dica valiosa que podemos dar é ficar de olho nos backlinks negativos e removê-los periodicamente. Apesar de não fazer parte da nossa lição de como conseguir backlinks, essa prática é essencial para o ranqueamento.
Continue lendo no nosso blog e conheça as melhores ferramentas de monitoramento de links!