Para obter sucesso com o seu site e ser encontrado por potenciais clientes online, é preciso ter uma boa estratégia de ranqueamento, afinal, é esse ranking que te colocará nos primeiros resultados de busca, aumentando as chances de um lead te encontrar.
Contudo, para que um site fique bem ranqueado, vários fatores precisam ser levados em consideração. Entre eles, a hospedagem. Se você ainda não entende bem todos esses conceitos, continue a leitura. Neste artigo vamos esclarecer qual a relação entre a hospedagem e o ranqueamento do seu site!
O que é ranqueamento e fatores de ranqueamento?
Quando temos um site com diversas páginas, sejam elas de vendas, apresentação ou posts de blog, o site passa por um processo de reconhecimento por parte dos buscadores.
Vamos pensar no Google, por exemplo. Inicialmente, o Google vai reconhecer o site e indexar cada uma das páginas. Ao indexar uma página, ela entra para o índice de pesquisa do buscador, ou seja, ela passa a estar de fato no ar para que outros usuários a encontrem por meio de suas pesquisas.
Quando uma página é indexada, ela passa a fazer parte também de um ranking entre as páginas existentes. Nesse caso, há diversos fatores que fazem com que sua página seja qualificada suficientemente para subir no ranking e ser bem ranqueada. E um bom ranqueamento influencia no número de acessos que sua página terá. Se você aparecer entre os primeiros resultados do Google, por exemplo, certamente terá mais cliques.
Os fatores de ranqueamento são os diversos atributos que o algoritmo do buscador vai considerar para esse processo de ranqueamento. Seu site precisa atender aos “requisitos” se quiser ficar bem ranqueado.
Entre os fatores de ranqueamento, podemos citar conteúdo original, palavras-chave bem utilizadas e técnicas de SEO bem aplicadas, velocidade de carregamento da página, imagens otimizadas, entre outros detalhes.
Muitos desses fatores estão relacionados à hospedagem do seu site. Por isso, para um bom ranqueamento, é preciso escolher um bom serviço de hospedagem.
O que é a hospedagem do site?
A hospedagem do site é um serviço online que permite a publicação de um site. Obter a hospedagem é como alugar um espaço dentro de um servidor. O servidor é uma espécie de aparelho físico que está sempre ligado para manter o seu site online. Quem oferece esse serviço é chamado de provedor e é ele o responsável por manter o site no ar, proteger de ataques maliciosos e transferir seu conteúdo.
Uma boa analogia para entender esses conceitos é a ideia de uma casa. O website é a casa, o domínio (URL) é o endereço dessa casa e a hospedagem é o terreno da casa. Dependendo do provedor, você consegue todos esses serviços juntos.
Na Umbler, por exemplo, você consegue registrar o endereço do seu site (domínio) e obter o terreno para ele, sendo o nosso serviço de hospedagem. Ao obter esse serviço, você coloca seu site no ar e pode acessar à plataforma, gerenciando os domínios e compartilhando acessos e outros recursos para cuidar do seu site.
Como a hospedagem pode ajudar no ranqueamento?
A hospedagem do site influencia na estabilidade, velocidade de carregamento, qualidade do conteúdo, entre outros fatores. Tudo isso tem grande impacto no ranqueamento do site no Google. Por isso, na hora de escolher uma hospedagem é preciso levar esses detalhes em consideração.
Vamos esclarecer alguns:
#01. Velocidade do site
Um site com lentidão no tempo de carregamento da página tem o ranqueamento prejudicado, além de uma taxa de rejeição maior, pois os usuários têm bastante pressa para acessar. Quando uma página demora mais de três segundos, há grandes chances das pessoas fecharem e partirem para outras páginas, que provavelmente serão as dos seus concorrentes.
De nada adianta ter páginas bem trabalhadas se a hospedagem as deixa offline ou faz com que elas demorem muito para carregar. Uma boa hospedagem de site, por outro lado, traz alta performance, garantindo resultados orgânicos, relevância e velocidade adequada para evitar as altas taxas de rejeição.
#02. Desempenho
Quanto maior for a memória RAM, a largura de banda e a capacidade de processamento do servidor, melhor será a performance do ambiente da sua hospedagem. Esses fatores, por sua vez, também influenciam no carregamento do site, portanto, estão diretamente ligados ao ranqueamento.
#03. Segurança
Se seu site tiver muitas chances de ser invadido e sofrer ataques hackers, maiores são as chances dele ranquear mal. Em contrapartida, um bom serviço de hospedagem protege o seu site contra ataques de cibercriminosos, com medidas de segurança confiáveis e especialistas que podem te ajudar caso algo aconteça.
#04. Uptime do servidor
Uptime é o período que o servidor fica disponível operando e mantendo seu site no ar. Esse é um fator importante para se considerar ao obter um serviço de hospedagem, pois também pode influenciar diretamente no ranqueamento.
À medida que o algoritmo do Google entende seu site como autoridade no assunto, elencará ele para determinadas pesquisas. Se ele estiver fora do ar, entretanto, certamente ele começará a cair no ranking.
#05. Certificado SSL
O certificado SSL no site garante sigilo de informações na troca de dados, arquivos e transações financeiras. No caso de endereços que não possuem esse selo, o Google envia um alerta ao usuário explicando que o site não oferece segurança. Isso, além de influenciar na taxa de rejeição, também impacta o ranqueamento.
Sites que possuem o certificado recebem a sigla https na frente da URL. Se sua empresa não tem esse selo, é válido obter para garantir um bom ranqueamento.
Na Umbler, além de obter o certificado SSL de graça, você garante um serviço de hospedagem completo para agências gerenciarem centenas de domínios, compartilhar acessos entre os times e publicar seus sites em containers Docker 100% SSD com recursos facilmente escaláveis.
Nosso painel tem o melhor UX do mercado, você cria pontos de restauração e recupera versões específicas e obtém maior velocidade com o armazenamento 100% SSD.
Quer descobrir o futuro da hospedagem e ganhar descontos exclusivos? Torne-se um parceiro da Umbler agora mesmo clicando aqui!