Marketing criativo? Todo marketing não precisa ser criativo? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que leem pela primeira vez sobre o marketing criativo.
O marketing demanda uma criatividade maior do que muitas áreas de trabalho, mas existe um subsetor dentro dele apenas para demandas que realmente utilizam 100% da criatividade. Quer um exemplo? Propagandas e vídeos que você assiste e pensa: “nossa! Como eu não pensei nisso antes” ou“ Caramba! Que ideia genial” ou que você apenas ri de tão bom que é!
É esse estilo de marketing que vamos conhecer neste artigo! Para saber como implantar na sua empresa e estratégias sobre ele, continue lendo.
Afinal, o que é Marketing criativo?
O Marketing e a criatividade andam juntos, mas não necessariamente para o marketing precisa ser criativo, pode ser apenas para manter um posicionamento, ler resultados e estruturar estratégias mais metódicas. Como também! Pode ser totalmente o contrário e destravar a imaginação com artes e ideias criativas para se comunicar com o cliente.
É a partir disso, que surge o Marketing criativo!
Esse estilo de marketing busca ser diferente! É uma ideia fora da curva que consegue pegar a atenção do público e entregar resultados gigantes! São ações tão incríveis que geram diversas emoções nas pessoas, você pode rir, chorar, se encantar, se espantar e em qualquer circunstância.
Seja lendo um e-mail criativo, vendo um outdoor pela janela do ônibus ou uma propaganda na televisão, se ele te despertou uma emoção diferente do comum, a estratégia foi criativa.
Como a sua empresa pode usar o marketing criativo ao seu favor?
A ideia de fazer marketing criativo é incrível, mas como colocar na sua empresa? Como representar o que a sua empresa quer comunicar de maneira inovadora? Bom, para te ajudar a organizar esse processo, separamos algumas ações que são primordiais para o marketing criativo da sua empresa funcionar. Confira:
Pensar fora da caixa
Parece bem clichê quando falamos de pensar fora da caixa em marketing, mas para o criativo, realmente precisa. É necessário começar a pensar “o que eu posso fazer para chamar a maior atenção do meu público” “como devo me posicionar”.
As melhores ideias são o resultado da junção de outras que você já tinha guardado na cabeça. Por isso, para pensar fora da caixa é preciso estar fora da caixa.
Comece lendo, assistindo vídeos, filmes, vendo outdoors. Tudo que você observar do externo pode se juntar a outra ideia e se tornar uma ação fantástica, afinal isso é criatividade!
Promova espaços de interação da sua equipe
Para manter todo mundo com a criatividade em dia é necessário promover essa troca de ideias. A grande ideia pode sair de uma conversa, de uma piada, de um momento emocional. Por isso, é tão importante manter a equipe interagindo.
Nesse momento é interessante também incentivar a equipe a conversarem sobre as ideias que tiveram no último dia e nunca julgar as que não foram tão boas, afinal, a grande “sacada” só aparece depois de várias tentativas e erros.
Organize uma identidade visual
Isso é um dos aspectos mais importantes para o marketing na totalidade e não seria diferente para o criativo.
A identidade visual para um marketing criativo faz toda a diferença, até porque precisa chamar atenção, os clientes precisam bater o olho e dizer “Isso é da Umbler”.
Por isso, defina cores chamativas, fontes de fácil leitura, figuras padrões e espalhe essa identidade visual por todos os cantos onde o seu público estiver.
Conheça cada vez mais o seu público
Conhecer o público também parece clichê. Mas faz total diferença para implantar a tendência do marketing criativo.
Quer um exemplo de sucesso: “Pode ser? Pode ser muito bom, pode ser Pepsi”
A propaganda da Pepsi foi um dos maiores marketing criativo dos últimos tempos. Nela é possível notar nas entrelinhas que “Pode ser?” é a pergunta que a maioria dos garçons fazem quando não tem Coca-Cola. E essa experiência de beber Pepsi ao invés de outro registrante para os clientes, pode ser muito boa.
Agora, qual era o público que a Pepsi queria atingir? Exatamente as pessoas que pedem Coca-Cola e aceitam Pepsi, quando não tem. A equipe de marketing buscou ressignificar essa experiência com a Pepsi de segunda opção, para um momento único.
Isso é o que o marketing criativo faz!
Por onde começar implantando o marketing criativo?
Agora que você já entende o que é marketing criativo e como utilizá-lo na sua empresa, vamos entender alguns canais que você pode começar implantando essa ideia.
E-mail marketing
Normalmente, o e-mail marketing segue o mesmo padrão, não tem muita diferença de um para o outro.
Então, o que você pode fazer para torná-lo mais criativo?
- Crie um nome para a sua sequência de e-mails;
- Busque interagir com alguma novidade do seu segmento que pode chamar a atenção do seu público, ou algo externo que possa se tornar um diferencial;
- Utilize um padrão de identidade visual e imagens mais chamativas;
- E claro, coloque toda a sua criatividade para construir o último parágrafo que chamam para a ação e os botões de CTA.
Anúncios
Os anúncios, por si só, precisam ser criativos. Eles sim precisam chamar uma grande atenção do seu público para não ser “apenas mais um patrocinado”.
Para isso, estruture copies chamativas, textos focados em escrita persuasiva. Nelas, utilize gatilhos e uma linguagem clara e objetiva.
Em relação à imagem/criativo do anúncio, utilize cores fortes que estejam na sua identidade visual.
Por fim, para pegar a ideia principal da campanha, busque associar com algo que está acontecendo atualmente com o seu público.
Redes sociais
Parece até difícil ser “fora da caixa” nas redes sociais, até porque é o canal que mais gera emoção facilmente nas pessoas, então os seus concorrentes aumentam. Para isso, deixamos algumas dicas:
- Esteja sempre por dentro do que está em alta;
- Organize o seu perfil com a identidade visual;
- Faça “piadas” com algum produto que você venda;
- Mostre bastante valor.
Propaganda de TV
A propaganda de TV é a mais antiga forma de expor um marketing criativo e acredita-se que por isso seja uma das mais difíceis de ainda surpreender o público. Mas, isso não é verdade. Uma boa estratégia, uma boa ideia conquista qualquer um. E lembre-se: Pense fora da caixa. Enquanto muitos já não apostam mais nela, isso pode ser o motivo pelo qual você precisa acreditar e fazer uma propaganda tão criativa que vai surpreender o público.
Se você gostou desse conteúdo, continue olhando o nosso blog, aqui temos muitos artigos que podem despertar insights para você. Essas são as nossas dicas:
6 maneiras de encantar o cliente e aumentar os resultados de agências
Tendências do marketing: saiba como a hospedagem é uma facilitadora de processos