Quando um investimento em marketing é planejado da maneira correta, o seu alto poder de retorno se torna apenas uma consequência. É exatamente por isso que o marketing não pode ser visto pelos gestores como um custo desnecessário.
Na prática, uma empresa que investe em marketing consegue alavancar o seu desempenho em um mercado cada vez mais competitivo.
Mas para isso dar certo, uma estratégia eficaz deve ser elaborada, permitindo que os objetivos sejam alcançados com mais facilidade.
Seja qual for o segmento de atuação da empresa, o gestor não pode deixar de enxergar o marketing como um importante aliado. Ele tem o poder de abrir várias portas para as pequenas, médias e grandes empresas.
Caso você não saiba por onde começar, saiba que nós vamos ajudar.
Continue lendo esse texto até o final para aprender mais sobre a real importância do investimento em marketing para todos os modelos de negócios.
Tenha uma boa leiturar!
Primeiramente, qual é o seu objetivo?
Antes de qualquer coisa, defina um objetivo.
Como uma empresa nunca é igual a outra, mesmo sendo do mesmo segmento de atuação, essa tarefa acaba sendo extremamente importante.
Por exemplo, caso sua empresa seja nova no mercado, ela vai estar mais focada em se posicionar e divulgar os produtos ou serviços para capturar os primeiros clientes.
Por outro lado, quando uma determinada empresa está presente no mercado há um bom tempo, ela pode focar na fidelização de clientes para proteger a sua fatia no mercado.
Um bom planejamento de marketing precisa levar esses objetivos em consideração para não haver desperdícios de recursos em estratégias ineficazes. Ou seja, cada empresa deve conduzir o seu investimento respeitando essas metas distintas.
Por isso, é importante compreender que cada uma dessas situações necessita de gastos diferentes em marketing.
Além disso, por mais que uma empresa tenha um bom tempo de estrada no mercado, as suas metas de marketing podem mudar drasticamente de um ano para o outro.
Isso significa que o orçamento em marketing deve sempre levar em conta os objetivos que a empresa pretende alcançar em um período.
Quando observamos o primeiro exemplo de uma empresa que está começando, é de se imaginar que essa empresa gaste muito mais com anúncios.
Já o segundo exemplo, de uma empresa já inserida no mercado há um tempo, pode-se supor que uma boa alternativa seja investir em uma boa ferramenta de suporte para atender melhor o seu público.
O que devo considerar no momento de realizar um planejamento de marketing?
Após a definição do objetivo, você precisa considerar algumas alternativas no momento de realizar um planejamento de marketing. Confira alguns exemplos que separamos para você:
- Anúncios digitais: anunciar no ambiente digital está se tornando uma alternativa cada vez mais eficaz para os negócios. Esses anúncios podem estar inseridos em várias estratégias, o que inclui a captação de leads. Desta maneira, eles são uma boa alternativa quando se quer promover páginas de produtos, blogs, landing pages, etc. Ferramentas como o Google AdWords e Facebook Ads são bastante utilizadas para realizar anúncios digitais,;
- Materiais impressos: não é novidade para ninguém que os materiais impressos estão presentes em boa parte das estratégias de marketing. Você pode trabalhar com catálogos, folders, cartões de visita, cartazes e por aí. Lembre-se de levar em consideração os gastos com esses materiais, principalmente quando há uma necessidade de realizar impressões com alta qualidade;
- Eventos: dependendo do objetivo da empresa, os eventos corporativos podem ser uma boa opção. Embora o seu custo seja alto em grande parte das vezes, algumas estratégias de marketing podem demandar eventos próprios ou participações em feiras e exposições;
Empresas especializadas em marketing: muitos negócios preferem terceirizar atividades de marketing por meio de agências especializadas ou profissionais freelancers. Algumas empresas até possuem um setor de marketing com foco estratégico, mas terceirizam as execuções.
Essa também pode ser considerada uma boa alternativa, visto que estamos falando de uma terceirização através de profissionais capacitados.
Como devo estimar os valores do investimento em marketing?
Embora não exista uma resposta específica para essa pergunta, separamos algumas dicas que vão servir para ajudar você a determinar o valor que deve ser atribuído a cada categoria de gasto.
Vamos conferir?
#01. Faça cotações
Se você nunca realizou um orçamento de marketing até então, é fundamental buscar cotações.
Desta maneira, ligue para alguns fornecedores a fim de sanar as dúvidas necessárias, o que inclui descobrir os preços que estão sendo praticados no mercado. Ainda que uma cotação não seja completamente precisa, você vai conseguir ter uma ideia de quanto vai gastar.
#02. Utilize estratégias anteriores como referência
Caso a sua empresa já tenha colocado uma estratégia de marketing no mercado anteriormente, saiba que ela pode ser bastante útil como uma referência.
Enfim, vamos supor que antes você já tenha colocado uma campanha no mercado por meio de uma agência de marketing, certo?
O valor pago pode ser utilizado como referência, caso um dos itens no seu orçamento seja o pagamento de uma agência.
Isso não significa que você vai trabalhar com essa mesma agência novamente. Além disso, ainda que trabalhe novamente com ela, os valores podem não ser os mesmos.
Contudo, ao menos você vai conseguir partir de uma estimativa válida para o seu orçamento.
#03. Não deixe de trabalhar com uma margem de segurança e leve a disponibilidade financeira do seu negócio em consideração
Como você pôde observar, os dois métodos anteriores são imprecisos. Portanto, não deixe de trabalhar com uma margem de segurança.
Outra tarefa importante consiste em levar a disponibilidade financeira da sua empresa em consideração.
Isso vale principalmente para os pequenos negócios, já que eles trabalham com mais restrições orçamentárias.
Se os gastos não estão batendo com a margem de segurança do negócio, isso significa que a sua estratégia deve ser moldada ou refeita. Caso contrário, a empresa pode acabar se endividando.
E aí, você está preparado para fazer o seu negócio decolar? Para aprender mais sobre esse e outros assuntos, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. Até o próximo texto!