Como a escolha adequada de palavras-chave afeta o SEO?

Como a escolha adequada das palavras-chave afeta o SEO?

As palavras-chave são fundamentais para qualquer estratégia de marketing de conteúdo e, por meio delas, é possível aumentar os resultados alcançados.

Com algumas dicas simples, é possível escolher os melhores termos e aumentar muito a possibilidade de alcançar a primeira página no Google.

Para auxiliar você, criamos esse post. Continue lendo e tire todas suas dúvidas sobre o tema!

O que são palavras-chave?

As palavras-chave, também chamadas de keywords, representam, dentro do marketing digital, os termos que são utilizados para fazer uma pesquisa.

A melhor maneira de compreender essa definição é pensando em como você mesmo faz uma pesquisa no Google.

Vamos supor que você queira trocar de celular e não faça ideia de qual o melhor modelo. Então, provavelmente, pesquisará “melhores celulares” ou ainda “melhores celulares 2020”.

E se por acaso você tiver preferência por alguma marca, pesquisará algo como “melhores celulares da marca x”. Se estiver buscando um celular e amar tirar fotos, pesquisará “celular com boa câmera”.

E essa maneira de pesquisar é a mesma que a grande maioria das pessoas faria. Sempre vai ter uma pessoa que pesquisará, por exemplo, “celular com boa resolução para foto”, mas, em geral, alguns termos são muito mais pesquisados que outros.

Dessa forma, dentro do marketing digital, as palavras-chave representam os termos que são pesquisados, independentemente de quantas pessoas realmente o utilizam.

Qual a relação entre SEO e a escolha de palavras-chave?

As palavras-chave foram os primeiros critérios de ranqueamento de qualquer site de pesquisa.

Antes do Google existir, a repetição dos termos era o que classificava os artigos.

Infelizmente, por causa disso, era comum fazermos pesquisas e acabarmos em um site sem conteúdo nenhum, só com os termos repetidos várias vezes.

Pensando em modificar isso, Larry Page e Sergey Brin criaram o famoso buscador e todos os seus fatores de rankeamento que, atualmente, ultrapassam 200 critérios!

E, entre eles, ainda está a repetição das palavras-chave.

Assim, as melhores práticas de SEO relacionadas às palavras-chave são:

  • uso no título,
  • aparição no primeiro parágrafo do blog post,
  • presença na meta description,
  • utilização do termo em um subtítulo,
  • repetição durante o texto, havendo uma recomendação da densidade ser entre 1% e 2%,
  • evitar linkagens internas e externas nos termos escolhidos.

Por meio dessas dicas, é possível criar blog posts que se destacam entre os outros e ocupam as primeiras posições dos pesquisadores.

De acordo com Advanced Web Ranking, empresa especializada em SEO, 67% de todos os cliques se centralizam entre os primeiros cinco resultados orgânicos.

Isso por si só já mostra a importância do SEO e da escolha dos termos de maneira correta!

Como escolher corretamente as palavras-chave?

Agora que você já sabe o que são palavras-chave e a sua importância para o SEO, deve estar se perguntando como escolhê-las corretamente.

Confira esse passo a passo simples com boas práticas para aplicar essas técnicas.

Escolha uma ferramenta

O primeiro passo é escolher uma ferramenta. Existem duas que são as mais utilizadas e conhecidas: o SEMrush e o Ubersuggest.

Os dois sites são conhecidos mundialmente e oferecem recursos bem similares.

Nossa dica é utilizar os testes gratuitos diários para explorá-las e descobrir qual combina mais com a sua agência!

Entenda os fatores que influenciam nas palavras-chave

Existem muitos fatores que influenciam na escolha das palavras-chave, mas três são os mais importantes.

Relevância

As palavras-chave precisam ser relevantes para a publicação que será criada. Vamos supor que sua agência atende clientes de diversos segmentos e, entre eles, médicos especializados em dermatologia.

É preciso encontrar termos que tenham relação com a área e que possam ser utilizados de maneira natural durante as publicações.

Além disso, uma boa dica é verificar quais são os temas que estão em alta e desenvolver conteúdos a partir desse levantamento.

Assim, você se certificará que está utilizando uma palavra-chave relevante e de interesse do leitor.

Volume

O volume representa a quantidade de pesquisas que são feitas em um determinado período. No Ubersuggest, por exemplo, é durante um mês.

Quanto maior esse número, melhor, afinal, mais pessoas estão procurando por esse tema. Pensando no exemplo do celular, a palavra-chave “melhores celulares” tem um volume mensal de 18.100.

Já “celular com boa câmera” conta com 18.100 e “celular com boa resolução para foto” tem 10.

Analisando apenas o volume, o melhor termo para se trabalhar seria “melhores celulares” ou “celular com boa câmera”.

Dificuldade

Na hora de escolher as melhores palavras-chave, não basta apenas ver o volume, é preciso verificar a dificuldade, também chamada de SEO Difficulty ou apenas SD.

Esse número representa a concorrência em uma busca orgânica, ou seja, quão difícil é atingir a primeira página.

Quanto maior o número, mais difícil.

Ainda no exemplo do celular, temos a dificuldade para cada termo:

  • melhores celulares: 53,
  • celular com boa câmera: 40,
  • celular com boa resolução para foto: 36.

Nesse caso, analisando apenas a dificuldade, a melhor palavra-chave seria: celular com boa resolução para foto.

Mas, para escolher o melhor termo para utilizar nos conteúdos, é preciso buscar um equilíbrio entre o volume e a dificuldade. O ideal é um volume alto, com baixa dificuldade.

Portanto, o melhor seria: celular com boa câmera. Vale ressaltar que apesar de ser a melhor palavra, sua dificuldade ainda é alta. O ideal seria buscar outra keyword que tenha um volume alto e baixa dificuldade.

Outras dicas

De forma geral, ao escolher as palavras-chave por meio dos critérios acima, você já conseguirá escrever textos otimizados.

Mas ainda existem outras duas dicas que podem fazer toda a diferença.

A primeira está relacionada com o tamanho da palavra-chave. Os termos maiores, ou seja, compostos por mais de uma palavra, são chamadas de long tail.

Elas designam pesquisas que são mais específicas e, por isso, tendem a atingir mais resultados. Podemos ver o exemplo aqui em cima mesmo.

Enquanto o termo “melhores celulares” é mais geral, o “celular com boa câmera” restringe a uma característica do aparelho, o que possibilita a criação de um post mais completo e relevante para o leitor.

Além disso, segundo Databox, empresa especializada em dados, cerca de 50% das pesquisas são realizadas com quatro ou mais palavras.

Outra dica valiosa é buscar por termos que possam ser inseridos espontaneamente no texto, sem forçar.

Já pensou ter que utilizar e repetir várias vezes o termo “melhor celular bateria”? O texto, além de complicado, ofereceria uma péssima experiência para o leitor.

Agora que você já sabe como escolher as melhores palavras-chave, que tal continuar a leitura e descobrir 7 maneiras criativas para elaborar estratégias de conteúdo para SEO?

Rodrigo Maciel

Com mais de 20 anos a frente de uma agência digital, eu abri uma das primeiras produtoras de site em SC e em 2018 comecei a ajudar outras agências a performarem melhor. Hoje, faço parte do time da Umbler!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao inscrever-se, você concorda com os Termos de Serviço e Políticas de Uso e privacidade.